Em nossa postagem anterior, exploramos o Autopatrocínio, e agora é a vez do Benefício Proporcional Diferido (BPD). Lembre-se de que, ao sair da empresa patrocinadora, você tem total liberdade para decidir o que fazer com sua reserva financeira, e a sbprev oferece quatro opções de desligamento para atender seu momento de vida.
O Benefício Proporcional Diferido (BPD) é uma opção oferecida pela sbprev que permite a você, após o seu desligamento da empresa patrocinadora, manter o seu patrimônio rentabilizando na sbprev, sem a necessidade de realizar novos aportes.
Como funciona
- Não há contribuições mensais, mas você assume as taxas de custeio do Plano.
- Reserva continua sendo rentabilizada pelo seu perfil de investimentos.
- Você pode alterar o perfil de investimentos sempre que quiser, mas respeitando a carência de 3 meses entre as alterações.
- Você se mantém como BPD até atingir os requisitos para solicitar seu benefício de aposentadoria.
Vantagens
- Mantém o direito de se aposentar pelo plano a partir de 55 anos.
- Benefício de morte e invalidez calculado com base no saldo da conta.
- Pode migrar para Autopatrocínio, Resgate ou Portabilidade, caso queira.
Cuidados
- Não inclui contribuição de risco (invalidez e morte) para custeio do Saldo de Conta Projetado. Isso significa que os benefícios de morte e incapacidade serão limitados ao saldo da sua conta.
- Para optar pelo BPD é preciso ter no mínimo 36 meses de contribuição ao plano.
Conhecer cada detalhe do Plano São Bernardo é fundamental para aproveitar ao máximo seus benefícios. Continue nos acompanhando na série "#sbprevparavocê", pois nas próximas pílulas abordaremos o Resgate e a Portabilidade, explicando as particularidades de cada um.