Autoatendimento

Após realizar uma alteração de perfil de investimento, meus rendimentos anteriores são afetados?

Seus rendimentos anteriores não serão afetados, o saldo que você já acumulou continua investido, e os futuros rendimentos serão calculados com base no novo perfil escolhido.

Após realizar uma solicitação de empréstimo, como vou saber se foi aprovada?

Em até 5 dias úteis da data da solicitação a equipe responsável encaminhará um e-mail com a resposta e informações. Além disso, você pode acompanhar o status de sua solicitação diretamente na área do participante. A data do crédito do valor em conta vai depender da data em que fez a solicitação.

Como faço para realizar uma contribuição voluntária livre?

Para saber como realizar uma contribuição voluntária esporádica livre, acesse este passo a passo que preparamos.

Como o plano me protege se eu sofrer um acidente e ficar incapacitado para o trabalho?

Você tem direito a um Benefício por Incapacidade, mensal, como uma aposentadoria prematura, obedecidas certas condições, dentre elas:

  • Estar gozo de um benefício do INSS por invalidez ou na forma de auxílio-doença.
  • Estar incapacitado de forma permanente para exercer qualquer atividade remunerada.

O cálculo desse benefício tem uma peculiaridade: ele considera uma projeção de saldo como se você estivesse se aposentado aos 60 anos de idade. Veja detalhes em Funcionamento do plano.

Como participante assistido, o que acontece com o meu dinheiro em caso de meu falecimento?

O saldo da Conta Total do Participante, na data de seu falecimento, será pago em parcela única aos seus Beneficiários, Beneficiários Indicados ou Herdeiros. Veja detalhes em Funcionamento do plano.

Como participante ativo, o que acontece com o meu dinheiro em caso de meu falecimento?

No caso de morte natural, se você ainda não tiver um ano de serviço na patrocinadora, seus familiares terão direito de receber o total das contribuições pessoais que você tenha feito ao plano São Bernardo, acrescidas dos rendimentos obtidos pelo seu perfil de investimentos.

No caso de acidente de trabalho, com qualquer período de serviço na Patrocinadora, ou no caso de morte natural com, no mínimo, um ano de trabalho na Patrocinadora, o Benefício será pago a seus Beneficiários, a seus Beneficiários Indicados ou a seus Herdeiros, na forma de pagamento único.

O cálculo desse benefício, assim como os beneficiários que deverão receber esse benefício, tem peculiaridades a serem consideradas. Veja detalhes em Funcionamento do plano.

Como saber quantas parcelas de empréstimo faltam para meu contrato ser encerrado?

Você pode acompanhar o andamento do seu contrato diretamente na Área do Participante ou pelo Aplicativo.

Como sei qual perfil de investimento é o ideal para mim?

A escolha do perfil de investimento é pessoal e depende dos seus objetivos, momento de vida e principalmente seu nível de tolerância para os correr riscos nos investimentos.

Ao acessar a campanha de alteração de perfil, você responderá a um questionário que irá te ajudar a identificar o perfil mais adequado às suas características, mas a decisão final é sempre sua.

Como será feito o desconto das parcelas de empréstimo?

As parcelas serão descontadas mensalmente do salário.

Como é calculado o valor de cada quota?

De uma forma muito simplificada é possível dizer que:

  • Mês a mês os recursos provenientes das contribuições dos participantes e das patrocinadoras são aplicados em Fundos de Investimentos de renda fixa e em uma carteira de ações (renda variável).
  • Esses recursos são, então, distribuídos pelos perfis de investimento de acordo com as opções dos participantes.
  • No fim de cada mês, com base no crescimento do valor aplicado correspondente a cada perfil, é possível apurar o rendimento obtido naquele mês por perfil de investimentos.
  • O porcentual apurado nessa operação é aplicado na valorização da quota de cada perfil.
  • Dessa forma, a quantidade total das quotas correspondente à somatória dos saldos de todos os Participantes, multiplicada pelo valor da quota de cada perfil, corresponderá ao saldo total das aplicações da São Bernardo em títulos de renda fixa e renda variável (ações) no final do mês.
  • Ao observar o extrato é possível perceber que o valor da quota de um mês, quando comparado com o valor da quota do mês anterior, representa o porcentual de rendimento auferido naquele mês.

Para conhecer a evolução no valor das quotas clique aqui.

Minha solicitação de empréstimo foi aprovada, como saber qual a data que terei o valor em conta?

As solicitações realizadas até o domingo terão os créditos realizados na próxima sexta-feira, ou antecipado em caso de feriado. Você poderá confirmar a data no resumo do seu contrato disponível na Área do Participante.

Não estou conseguindo fazer uma simulação de empréstimo, o que pode ser?

A simulação ou solicitação de empréstimo é feita pelo participante diretamente na área logada pelo site, não sendo possível no aplicativo.

Se você estiver tentando simular diretamente na Área do Participante e aparecer a mensagem “Não foi possível simular seu empréstimo devido aos limites mínimo e máximo de concessão e prestação” significa que você não possui margem consignável disponível para o desconto das parcelas do seu salário.

A causa mais provável para essa situação é quanto o participante já tem empréstimo com desconto no salário em outra instituição, e por conta disso a empresa que você trabalha não permite a concessão de outro empréstimo enquanto não quitar o que está em andamento. Se você não se enquadrar nessa situação, entre em contato conosco pelos canais de atendimento.

O que compõe a Remuneração Base, utilizada para os efeitos do Autopatrocínio?

A Remuneração Base se compõe do salário nominal, comissões, adicionais e horas extras pagos pela Patrocinadora ao Participante.

Ela difere do Salário Aplicável por não conter na sua composição as Participações nos Lucros.

Por que o meu extrato apresenta reais e quotas?

É fundamental que o controle do seu saldo seja realizado pela quantidade de quotas. Essa abordagem é necessária porque o valor da quota varia ao longo do tempo, refletindo a rentabilidade dos investimentos feitos com suas contribuições e as das patrocinadoras.

Dessa forma, o seu saldo atualizado em reais é o resultado da multiplicação da sua quantidade total de quotas pelo valor atualizado dela (correspondente ao perfil de investimento que você escolheu).

Além disso, cada nova contribuição que você e sua empresa realizam é convertida em quotas: o valor dessas contribuições é dividido pelo valor da quota na data em que são creditadas, resultando na aquisição de novas quotas. Este processo ocorre a cada nova entrada de recursos.

Posso alterar a forma de recebimento do meu benefício?

Sim! Você pode alterar a forma de recebimento de seu benefício, sendo as opções de recebimento em prazo certo, percentual do saldo ou valor fixo em reais. As alterações podem ser realizadas do dia 1° ao dia 30 de cada mês, sendo a nova forma de recebimento válida no pagamento do mês seguinte ao da solicitação. Uma vez efetivada a alteração, uma nova opção será disponibilizada somente após 3 meses.

Caso esteja recebendo o seu benefício por um período superior a cinco anos, você poderá optar por receber a totalidade do seu saldo.

Para fazer a alteração, acesse o passo a passo que preparamos para você.

Posso alterar o meu perfil de investimentos?

Sim! Você pode alterar o seu Perfil de Investimentos a qualquer momento na Área do Participante ou pelo APP sbprev! Mas, você terá que respeitar a carência de três meses entre uma alteração e outra.

Para escolher um Perfil de Investimentos é essencial compreender todas as variáveis a serem consideradas nesta decisão. Parte dessas variáveis estão intimamente ligadas com questões extremamente pessoais como por exemplo, suas expectativas, seus planos para a aposentadoria, sua condição financeira e seu nível de tolerância para correr riscos nos investimentos. Todos esses fatores influenciam na escolha e o que é bom para seu colega de trabalho, pode não ser bom para você.

Confira os passos a passos que detalham a maneira de alterar o seu perfil: Como alterar o meu perfil de investimentos por meio da Área do Participante e Como alterar o meu perfil de investimentos via APP sbprev.

Posso alterar o meu perfil sendo um participante assistido?

Sim! Você pode alterar o seu Perfil de Investimentos a qualquer momento na Área do Participante ou pelo APP da sbprev! Mas, você terá que respeitar a carência de três meses entre uma alteração e outra.

Para alterar o seu perfil, confira os passos a passos que detalham a maneira de alterar o seu perfil: Como alterar o meu perfil de investimentos por meio da Área do Participante e Como alterar o meu perfil de investimentos via APP sbprev.

Posso amortizar ou quitar o meu empréstimo antecipadamente?

Sim! Você pode amortizar ou quitar seu empréstimo via Área do Participante. Acesse o passo a passo e veja como fazer isso.

Posso atualizar os meus dados cadastrais na sbprev?

Sim! Você deve manter sempre atualizados os seus dados cadastrais com a sbprev.

Se você é um participante ativo do plano, ou seja, funcionário de uma das empresas patrocinadoras do plano São Bernardo, então, deve contatar o RH de sua localidade e atualizar seus dados cadastrais.

Se você é um participante assistido, autopatrocinado ou BPD, veja o passo a passo para atualizar os seus dados cadastrais.

Posso resgatar o meu dinheiro que está aplicado no plano São Bernardo?

Você pode resgatar o seu dinheiro aplicado no plano São Bernardo quando se desligar da sua empresa, patrocinadora da São Bernardo, desde que não tenha atingido as condições necessárias para solicitar o benefício de aposentadoria ou esteja recebendo algum benefício do plano.

Você pode resgatar 100% dos aportes que fez ao plano e até 50% dos aportes feitos pela patrocinadora, de acordo com o tempo de inscrição ao Plano São Bernardo.

Para informações mais detalhadas sobre o processo de resgate, você pode consultar a Funcionalidade do plano ou o regulamento do plano.

Quais são meus Beneficiários?

Seu(sua) cônjuge ou seu(sua) companheiro(a), seus (suas) filhos(as), incluindo enteado(a) e adotado(a) legalmente.

Eles(as) terão direito ao Benefício por Morte e devem estar informados em seu cadastro, na Área do Participante.

Quais são os perfis de investimentos oferecidos pelo Plano São Bernardo?

O plano oferece seis diferentes perfis de investimentos, desenhados para atender desde os investidores com características mais conservadoras até aqueles com características mais dinâmicas e arrojadas para investir. E para aqueles que têm dificuldades em identificar qual o perfil de investimento mais apropriado, há um perfil que vai se adequando automaticamente ao longo do tempo com base no horizonte de investimento até a aposentadoria.

Os perfis são:

  • SB Superconservador
  • SB0 Conservador
  • SB10 Moderado Conservador
  • SB 20 Moderado
  • SB 40 Agressivo
  • SB Ciclo de vida

Para conhecer detalhes sobre os Perfis, acesse

Quais são os tipos de contribuição previstas pelo plano São Bernardo para quem é participante ativo?

Para participantes ativos, o plano São Bernardo tem as seguintes modalidades de contribuição:

  • básica mensal: obrigatórias e o valor está vinculado ao salário do participante e calculada de acordo com a unidade de medida chamada USB.
  • voluntária: pode ser mensal, esporádica ou livre, ficando a critério do participante.
  • ordinária da patrocinadora: contrapartida por parte da patrocinadora que corresponde a um valor equivalente a 150% de sua contribuição básica. Essa contrapartida não acontece para as contribuições voluntárias.

Para conhecer em detalhes cada uma dessas contribuições acesse a Funcionalidade do plano ou regulamento.

Qual a vantagem de fazer uma contribuição voluntária esporádica livre?

Além de ajudar a sua reserva financeira para aposentadoria crescer mais rápido, você tem a liberdade de escolher quando e qual valor irá contribuir.

Para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, também tem a vantagem de somar o valor dessa contribuição com as demais contribuições que você fez durante o ano e abater da base de cálculo do imposto de renda até o limite de 12% da sua remuneração anual.

Quando eu posso solicitar a minha aposentadoria na São Bernardo?

Para solicitar o benefício de aposentadoria pelo plano São Bernardo, você não precisa ser aposentado pela previdência oficial, mas precisa atender a três critérios básicos:

  • Estar desligado da empresa patrocinadora do plano.
  • Ter, no mínimo, 55 anos de idade.
  • Ter contribuído ao plano por pelo menos 3 anos (36 contribuições mensais).

Para obter informações detalhadas sobre esse terma, acesse a Funcionalidade do plano ou regulamento.

Quem pode ser meu beneficiário indicado?

No plano São Bernardo, você tem a flexibilidade de indicar como beneficiário qualquer pessoa física, independentemente de parentesco. Não há limite para a quantidade de beneficiários que você pode cadastrar.

É importante ressaltar, contudo, que o beneficiário indicado só receberá o benefício por morte na ausência de beneficiários legais. Caso você opte por não definir uma proporção específica de distribuição, os valores serão divididos igualmente entre todos os beneficiários que você inscreveu.

Para saber como cadastrar ou alterar seus beneficiários indicados, acesse o passo a passo que preparamos.

Quem pode solicitar o empréstimo pessoal?

Se você é funcionário de uma das empresas patrocinadoras, participante ativo do Plano São Bernardo, tem 18 anos ou mais e já fez, pelo menos, 6 contribuições ao plano, então poderá solicitar até 70% do saldo das suas contribuições, respeitando a margem consignável e as políticas da sua patrocinadora.

Para saber mais sobre o Empréstimo Pessoal, acesse aqui.

Agora, para saber como simular ou efetivar uma solicitação de um empréstimo, consulte o passo a passo que preparamos para você.

Resgate de saldo é possível caso eu me desligue da minha empresa antes de completar 55 anos de idade?

Você pode resgatar o seu dinheiro aplicado no plano São Bernardo quando se desligar da sua empresa, patrocinadora da São Bernardo, desde que não tenha atingido as condições necessárias para solicitar o benefício de aposentadoria ou esteja recebendo algum benefício do plano.

Você pode resgatar 100% dos aportes que fez ao plano e até 50% dos aportes feitos pela patrocinadora, de acordo com o tempo de inscrição ao Plano São Bernardo.

Para informações mais detalhadas sobre o processo de resgate, você pode consultar a Funcionalidade do plano ou o regulamento do plano.

Se eu for demitido, o que acontece com o dinheiro que estou guardando na previdência da sbprev?

Todo valor que você contribuiu fica com você, Ele é seu!

O plano São Bernardo oferece quatro opções para você decidir o que fazer com a sua reserva em caso de seu desligamento da empresa patrocinadora: resgate, portabilidade, autopatrocínio ou o Benefício Proporcional Diferido.

Cada uma dessas opções tem suas características próprias. Para obter informações detalhadas sobre elas, acesse a Funcionalidade do plano ou o regulamento.