Na sbprev, o futuro financeiro dos nossos participantes é o nosso maior patrimônio. Por isso, priorizamos a ética e a transparência em cada ação, oferecendo soluções inteligentes e resultados consistentes para que nossos participantes conquistem um bem-estar financeiro para o pós-carreira.
Somos uma entidade fechada de previdência complementar e sem fins lucrativos, com mais de quatro décadas de experiência dedicadas a cuidar do patrimônio de milhares de pessoas, entre funcionários e ex-funcionários das empresas patrocinadoras.
Contamos com uma governança robusta, uma equipe altamente qualificada e processos bem definidos para garantir a gestão responsável e segura do plano de previdência que administramos, o Plano São Bernardo.
Nossa trajetória é marcada pela solidez, expertise e por nossos princípios básicos que norteiam todas as nossas relações.
Investimos em educação financeira para que todos os colaboradores de nossas patrocinadoras tenham consciência de seu compromisso e responsabilidade com seu futuro.
Nosso propósito é impulsionar o futuro financeiro dos nossos participantes, oferecendo segurança e oportunidades para que alcancem seus objetivos de vida.
Aqui na sbprev, a transparência e a ética são pilares fundamentais. Acreditamos que a confiança se constrói com informações claras e acessíveis.
Base: maio/2025
Na sbprev, nossas ações são fundamentadas em uma governança corporativa altamente desenvolvida e transparente, essencial para garantir a segurança e a rentabilidade dos investimentos dos nossos participantes. Adotamos as melhores práticas do mercado, com processos bem definidos e órgãos de controle que atuam em sintonia, para assegurar a gestão responsável e eficiente do patrimônio que administramos.
Nosso Código de Ética norteia todas as nossas ações, garantindo a integridade e a transparência em todas as nossas relações. Cumprimos rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança e a privacidade dos dados e informações de nossos participantes. Adotamos uma política rigorosa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLDFT), em conformidade com as regulamentações vigentes. Garantimos o cumprimento do nosso estatuto e de todos os procedimentos internos, leis e regulamentações aplicáveis ao nosso segmento.
Nossa estrutura de gestão é composta por 4 órgão de governança:
É o nosso órgão maior, sendo responsável pela deliberação, orientação administrativa e controle da execução da sbprev, bem como pela indicação dos membros de Diretoria Executiva.
É composto por um presidente e dois conselheiros, sendo um indicado pela patrocinadora e outro eleito pelos participantes.
Membros
Administrador de empresas, com 49 anos de experiência. Entrou no Grupo Saint-Gobain há cerca de 39 anos onde trabalhou em várias empresas e/ou unidades de negócios no Brasil e França sempre na área financeira. No período de 2004 a 2005 adquiriu experiência internacional, trabalhando na matriz do grupo, na França, no Controller Financeiro. Ao retornar ao Brasil assumiu a Direção Financeira da Saint-Gobain Canalização e em 2006 foi nomeado para a Direção Financeira da Delegação do Grupo, responsável pelos países: Brasil, Argentina e Chile.
Assumiu a Presidência do Conselho Deliberativo da sbprev em 2 de janeiro de 2014. Em 2019 com a reorganização implementada pelo Grupo Saint-Gobain, passou a assumir o cargo de Vice-Presidente de Finanças e TI da Saint-Gobain do Brasil para a região LATAM.
Advogado formado pela Universidade Gama Filho em 1998. Ingressou no Grupo Saint-Gobain em 2013 como Gerente Geral da Euroveder e Glass, sendo responsável pela estratégia, plano de negócios e P&L das divisões de vidros para eletrodomésticos e vidros impressos no Brasil. De 2016 a 2023, atuou como Diretor Geral da Saint-Gobain Canalização LATAM, liderando a divisão de produtos para saneamento em toda a América Latina, além de presidir o Conselho de Administração do Instituto Trata Brasil. Desde 2023, ocupa o cargo de Vice-Presidente de Recursos Humanos e Comunicação para a América Latina, sendo responsável pela gestão de RH, comunicação interna e externa, public affairs e estrutura organizacional do Grupo Saint-Gobain na região. É membro do Comitê Executivo da SG Latam e do Comitê Executivo da área de RH.
Engenheiro de produção formado em 1987 pela Universidade de Sao Paulo (Poli-USP). Ingressou no Grupo Saint-Gobain em 1989 na sua área Corporativa, tendo assim, adquirido 8 anos de experiência na área Financeira, Administrativa, Contábil e Auditoria. Ocupou por 5 anos o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Divisão Materiais Cerâmicos e 2 anos o cargo de gerente de Informática da Saint-Gobain do Brasil. No período de janeiro de 2013 a março de 2016, ocupou o cargo de Diretor Financeiro da Telhanorte. Em abril de 2016, tornou-se Diretor Financeiro na divisão Abrasivos. Desde 2024 atua como Diretor Global de Serviços Compartilhados para a América Latina na Saint-Gobain do Brasil e ocupa o cargo de Conselheiro na sbprev, desde julho de 2015.
Nosso Conselho Fiscal é responsável pela fiscalização da sbprev, cabendo-lhe, principalmente, zelar por nossa gestão econômico-financeira por meio do exame de demonstrações financeiras, livros e documentos, bem como das contas e demais aspectos econômico-financeiros. O Conselho Fiscal deve se manifestar semestralmente sobre a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos, em especial sobre a rentabilidade, custos e controle de riscos.
Também é composto por um presidente e dois conselheiros, sendo um indicado pela patrocinadora e outro eleito pelos participantes.
Membros
Formada em Administração de Empresas pela FEA/USP em 1992, possui ampla experiência nas áreas administrativa e financeira. atua na área há 28 anos. Ingressou no Grupo Saint-Gobain em 1993, como Trainee. Atuou como Analista de Gestão no período de fevereiro de 1994 a agosto de 1996. Na sequência assumiu a Coordenação da mesma área, onde permaneceu até outubro de 2000. De novembro de 2000 a julho de 2002 ocupou o cargo de Controller e, em seguida, o cargo de Gerente Administrativo Financeiro, onde permaneceu até julho de 2011. Por fim, a partir de agosto de 2011 até os dias atuais, exerce o cargo de Diretora Financeira. A partir de abril de 2019, passou a ocupar na sbprev o cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Ingressou no Conselho Fiscal da sbprev em abril de 2019.
Formada em Ciências Contábeis, ocupa hoje o cargo de Diretora Financeira do Vidro Plano para América do Sul, onde atua desde setembro de 2021. Anteriormente ocupou o cargo de Gerente Financeiro da Cebrace, no período de agosto de 2013 a agosto de 2021 e de Gerente Financeiro na Saint-Gobain do Brasil – Divisão Abrasivos, no período entre dezembro de 2011 e julho de 2013. Além de cargos de Gerente de Projetos de TI de setembro de 2010 a novembro de 2011, e Gerente de Sistema da Informação para a América do Sul de junho de 2009 a agosto de 2010. Atuou também como Gerente Administrativo Financeiro de agosto de 2006 a maio de 2009 e como Gerente de Controladoria de março de 2004 a julho de 2006. Deste de 2021 atua como Diretor Financeiro. Responsável pelas atividades administrativas e financeiras das empresas de Vidro Plano da Saint Gobain na America do Sul. Está no grupo Saint-Gobain desde janeiro 1987. Ingressou no Conselho Fiscal da sbprev em abril de 2019.
Advogada, com formação em Direito, Ciências Contábeis e Comunicação. Ocupou de janeiro de 2014 a julho de 2016, o cargo de Assessora Jurídica na Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda. Trabalhou em empresas Saint-Gobain desde 1976, período em que ocupou, dentre outros, os seguintes cargos: Redatora, Auditora, Supervisora de Planejamento Tributário e Chefe do mesmo setor. Desde julho de 2015 ocupa o cargo de Conselheira Fiscal na sbprev.
É responsável por administrar a sbprev, executando e supervisionando todas as ações necessárias para o nosso funcionamento, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo.
Ela é composta por três membros, sendo um Diretor-superintendente, um Diretor de Seguridade e um Diretor Administrativo, todos designados pelo Conselho Deliberativo.
Membros
Contador, administrador de empresas e MBA em Controle e Finanças, Diretor da sbprev desde julho de 2005. Ocupa, desde 1998, o cargo de Diretor de Tesouraria da Delegação Geral Brasil e Argentina. Desde 2013 atua como Diretor Adjunto Financeiro para o Grupo Saint-Gobain no Brasil. Diretor das empresas do Grupo Saint-Gobain: Saint-Gobain Assessoria e Administração, Varejo Digital da Construção, Diretor Suplente da Saint-Gobain Weber Chile Ltda. no Chile, Conselheiro na Cebrace – Companhia Brasileira de Cristal, em São Paulo. Em 2019 assumiu a Diretoria Corporativa LATAM de Tesouraria, Tax Planning e Risk & Insurance. Tem trabalhado em empresas do Grupo Saint-Gobain no Brasil desde 1992 e, em 2025 é membro do Supervisory Board of the FCPE "PEG Monde" para Américas, APAC and Índia.
Administradora de Empresas, formada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas. Ingressou no Grupo Saint-Gobain em 2011, atuando inicialmente como Gerente de Auditoria Interna na Compagnie de Saint-Gobain, em Paris, com responsabilidade por auditorias em entidades da Europa, América e África. De 2014 a 2020, foi Diretora Administrativa e Financeira da Saint-Gobain Sekurit América do Sul. Desde 2020, ocupa o cargo de Diretora de Controladoria LATAM na Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda, sendo responsável pela gestão financeira de mais de 50 entidades em 8 países, atuando como elo entre os negócios da região e a matriz na França, além de participar de processos de M&A e treinamentos financeiros em toda a América Latina.
Contador, pós-graduado em Administração Financeira e Contábil pela FAAP. Após ter trabalhado em diversas empresas multinacionais na área financeira desde 1989, ingressou no Grupo Saint-Gobain em 2006 onde ocupou os cargos de Gerente de Auditoria Interna, Gerente Administrativo Financeiro na divisão Abrasivos, Diretor do CSC Finanças e, desde março de 2023, ocupa o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro – América Latina, na divisão Abrasivos. Na sbprev, passou a integrar a Diretoria-Executiva em 2017, deixando a presidência do Conselho Fiscal.
Tem a função de assessorar, em caráter consultivo, a Diretoria Executiva em suas responsabilidades de aplicações dos recursos da sbprev. O Comitê de Investimentos tem em sua composição um Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado – AETQ e até cinco membros designados pelo Conselho Deliberativo.
Membros
Contador, administrador de empresas e MBA em Controle e Finanças, Diretor da sbprev desde julho de 2005. Ocupa, desde 1998, o cargo de Diretor de Tesouraria da Delegação Geral Brasil e Argentina. Desde 2013 atua como Diretor Adjunto Financeiro para o Grupo Saint-Gobain no Brasil. Diretor das empresas do Grupo Saint-Gobain: Saint-Gobain Assessoria e Administração, Varejo Digital da Construção, Diretor Suplente da Saint-Gobain Weber Chile Ltda. no Chile, Conselheiro na Cebrace – Companhia Brasileira de Cristal, em São Paulo. Em 2019 assumiu a Diretoria Corporativa LATAM de Tesouraria, Tax Planning e Risk & Insurance. Tem trabalhado em empresas do Grupo Saint-Gobain no Brasil desde 1992 e, em 2025 é membro do Supervisory Board of the FCPE "PEG Monde" para Américas, APAC and Índia.
Engenheiro civil e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Conselheiro da sbprev entre 1997 e 2025. Trabalhou em empresas Saint-Gobain no Brasil desde junho de 1969, tendo se tornado Participante Assistido da sbprev em fevereiro de 2006.
Engenheiro mecânico, iniciou no Grupo Saint-Gobain em 1979. Trabalhou na Delegação Geral do Grupo por 19 anos ocupando-se de Assuntos Corporativos. Diretor da Saint-Gobain Brasilit, Saint-Gobain Assessoria e Administração Ltda e Administrador do Centro de Serviços Compartilhados Jurídicos do Grupo Saint- Gobain. Foi Diretor Superintendente e Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado, responsável pela gestão, alocação, supervisão e acompanhamento dos recursos da sbprev.
Contador de formação, mas tem atuado em outras áreas como Controladoria, Finanças e Tecnologia da Informação. Atua no Grupo Saint-Gobain desde 2007, tendo ocupado posições de crescente responsabilidade nas áreas de Controladoria, Finanças, Contabilidade, Fiscal, TI, Governança e M&A. Atuou anteriormente como Gerente Administrativo-Financeiro na Telhanorte Tumelero e desde janeiro de 2023, exerce o cargo de Diretor Administrativo, Financeiro e de TI na Tekbond.
Contador, pós-graduado em Administração Financeira e Contábil pela FAAP. Após ter trabalhado em diversas empresas multinacionais na área financeira desde 1989, ingressou no Grupo Saint-Gobain em 2006 onde ocupou os cargos de Gerente de Auditoria Interna, Gerente Administrativo Financeiro na divisão Abrasivos, Diretor do CSC Finanças e, desde março de 2023, ocupa o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro – América Latina, na divisão Abrasivos. Na sbprev, passou a integrar a Diretoria-Executiva em 2017, deixando a presidência do Conselho Fiscal.
O Plano de Gestão Administrativa (PGA) define as regras, normas e critérios para a gestão administrativa do Plano São Bernardo e para a nossa própria gestão, assegurando a utilização eficiente e transparente dos recursos destinados à administração, o que garante a sustentabilidade da nossa gestão e a qualidade dos serviços prestados aos nossos participantes.
Os recursos financeiros do PGA provêm, em sua maior parte, das contribuições dos participantes, das patrocinadoras e das rentabilidades das aplicações dos seus recursos, sendo direcionados exclusivamente para o pagamento das despesas administrativas decorrentes da gestão dos planos de aposentadoria que administramos.
Os recursos do PGA são definidos anualmente no Plano Anual de Custeio, aprovado pelo Conselho Deliberativo, e aplicados no mercado financeiro de acordo com sua própria Política de Investimentos.
As patrocinadoras do plano de previdência que administramos são: