Na sbprev, o futuro financeiro dos nossos participantes é o nosso maior patrimônio. Por isso, priorizamos a ética e a transparência em cada ação, oferecendo soluções inteligentes e resultados consistentes para que nossos participantes conquistem um bem-estar financeiro para o pós-carreira.
Somos uma entidade fechada de previdência complementar e sem fins lucrativos, com mais de quatro décadas de experiência dedicadas a cuidar do patrimônio de milhares de pessoas, entre funcionários e ex-funcionários das empresas patrocinadoras.
Contamos com uma governança robusta, uma equipe altamente qualificada e processos bem definidos para garantir a gestão responsável e segura do plano de previdência que administramos, o Plano São Bernardo.
Nossa trajetória é marcada pela solidez, expertise e por nossos princípios básicos que norteiam todas as nossas relações.
Investimos em educação financeira para que todos os colaboradores de nossas patrocinadoras tenham consciência de seu compromisso e responsabilidade com seu futuro.
Nosso propósito é impulsionar o futuro financeiro dos nossos participantes, oferecendo segurança e oportunidades para que alcancem seus objetivos de vida.
Aqui na sbprev, a transparência e a ética são pilares fundamentais. Acreditamos que a confiança se constrói com informações claras e acessíveis.
Base: maio/2025
Na sbprev, nossas ações são fundamentadas em uma governança corporativa altamente desenvolvida e transparente, essencial para garantir a segurança e a rentabilidade dos investimentos dos nossos participantes. Adotamos as melhores práticas do mercado, com processos bem definidos e órgãos de controle que atuam em sintonia, para assegurar a gestão responsável e eficiente do patrimônio que administramos.
Nosso Código de Ética norteia todas as nossas ações, garantindo a integridade e a transparência em todas as nossas relações. Cumprimos rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a segurança e a privacidade dos dados e informações de nossos participantes. Adotamos uma política rigorosa de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLDFT), em conformidade com as regulamentações vigentes. Garantimos o cumprimento do nosso estatuto e de todos os procedimentos internos, leis e regulamentações aplicáveis ao nosso segmento.
Nossa estrutura de gestão é composta por 4 órgão de governança:
É o nosso órgão maior, sendo responsável pela deliberação, orientação administrativa e controle da execução da sbprev, bem como pela indicação dos membros de Diretoria Executiva.
É composto por um presidente e dois conselheiros, sendo um indicado pela patrocinadora e outro eleito pelos participantes.
Membros
Nosso Conselho Fiscal é responsável pela fiscalização da sbprev, cabendo-lhe, principalmente, zelar por nossa gestão econômico-financeira por meio do exame de demonstrações financeiras, livros e documentos, bem como das contas e demais aspectos econômico-financeiros. O Conselho Fiscal deve se manifestar semestralmente sobre a aderência da gestão dos recursos garantidores dos planos de benefícios às normas em vigor e à política de investimentos, em especial sobre a rentabilidade, custos e controle de riscos.
Também é composto por um presidente e dois conselheiros, sendo um indicado pela patrocinadora e outro eleito pelos participantes.
Membros
É responsável por administrar a sbprev, executando e supervisionando todas as ações necessárias para o nosso funcionamento, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Deliberativo.
Ela é composta por três membros, sendo um Diretor-superintendente, um Diretor de Seguridade e um Diretor Administrativo, todos designados pelo Conselho Deliberativo.
Membros
Tem a função de assessorar, em caráter consultivo, a Diretoria Executiva em suas responsabilidades de aplicações dos recursos da sbprev. O Comitê de Investimentos tem em sua composição um Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado – AETQ e até cinco membros designados pelo Conselho Deliberativo.
Membros
O Plano de Gestão Administrativa (PGA) define as regras, normas e critérios para a gestão administrativa do Plano São Bernardo e para a nossa própria gestão, assegurando a utilização eficiente e transparente dos recursos destinados à administração, o que garante a sustentabilidade da nossa gestão e a qualidade dos serviços prestados aos nossos participantes.
Os recursos financeiros do PGA provêm, em sua maior parte, das contribuições dos participantes, das patrocinadoras e das rentabilidades das aplicações dos seus recursos, sendo direcionados exclusivamente para o pagamento das despesas administrativas decorrentes da gestão dos planos de aposentadoria que administramos.
Os recursos do PGA são definidos anualmente no Plano Anual de Custeio, aprovado pelo Conselho Deliberativo, e aplicados no mercado financeiro de acordo com sua própria Política de Investimentos.
As patrocinadoras do plano de previdência que administramos são: