Aqui na sbprev, a gestão dos investimentos é tida como uma responsabilidade essencial, conduzida por meio de um processo cuidadosamente planejado e em constante aprimoramento. Nosso principal objetivo é garantir a segurança, a clareza e a rentabilidade dos recursos de nossos participantes, princípios que orientam todas as nossas decisões e estratégias.
A base da nossa gestão de investimentos é um conjunto robusto de normas e políticas internas, alinhadas com a legislação em vigor e as diretrizes estabelecidas na Política de Investimento do Plano São Bernardo, elaborada pela Diretoria Executiva, com o apoio de consultores especializados, e aprovada pelo Conselho Deliberativo, garantindo decisões de investimento bem fundamentadas.
A Política de Investimentos contém as premissas, limites e demais características dos investimentos que compõem cada perfil de investimentos do Plano São Bernardo.
Nossa equipe de especialistas monitora constantemente os mercados e o desempenho dos investimentos, ajustando as alocações e as exposições a riscos conforme necessário para garantir que estejam alinhadas com nossos objetivos de rentabilidade e preservação do patrimônio. Buscamos o retorno ideal sobre os investimentos, sempre em consonância com os perfis de investimentos escolhidos pelos participantes.
No Plano São Bernardo são oferecidos 6 perfis de investimentos para você escolher como seu dinheiro será aplicado no mercado financeiro. Esses perfis procuram atender desde investidores mais conservadores, que têm baixa tolerância a riscos, até aqueles que são mais arrojados com seus investimentos e estão dispostos a correr mais riscos para obter maiores retornos no longo prazo. Para aqueles que têm dificuldades em identificar qual o perfil de investimento é mais apropriado, oferecemos um perfil que vai se adequando automaticamente ao longo do tempo com base no seu horizonte de investimento até a aposentadoria.
Você escolhe o seu perfil de investimentos no momento da adesão ao Plano São Bernardo e pode alterá-lo a qualquer momento, respeitando uma carência de 3 meses entre uma alteração e outra. Nas inscrições automáticas, o perfil padrão cadastrado é o Perfil SB Ciclo de Vida. Para saber como alterar o seu perfil, consulte o passo a passo que preparamos para você.
Conheça os perfis de investimento do Plano São Bernardo:
Este perfil reúne os cinco perfis de investimentos do plano estrategicamente alinhados às suas fases de vida aqui classificadas em: juventude, como a fase de acumular patrimônio, a meia-idade, fase de mantê-lo, e a terceira idade, como a fase de desfrutar do patrimônio acumulado.
Para uma transição gradativa do nível de risco dos investimentos entre essas fases de vida, cinco faixas etárias foram cuidadosamente delimitadas e associadas a cada um dos cinco perfis de investimentos, tendo como premissa atribuir aos mais jovens os perfis mais arrojados, pois o horizonte de investimentos até a aposentadoria é mais longo.
À medida que você vai se aproximando da fase de aposentadoria, o Perfil SB Ciclo de Vida irá gradativamente reduzir o risco e a volatilidade da carteira de investimentos por meio da mudança automática para os perfis mais conservadores, protegendo assim o seu patrimônio acumulado ao longo dos anos.
As alocações dos investimentos e os benchmarks seguem os mesmos parâmetros definidos para cada um dos cinco perfis de investimentos que compõe o Perfil SB Ciclo de Vida.
Este é o perfil mais conservador dentre os 5 perfis oferecidos. Isso acontece porque mais de 90% dos recursos são aplicados no segmento de renda fixa, em sua maioria títulos públicos federais. Neste perfil não há aplicações em ações.
Como essas aplicações refletem as variações diárias das taxas de juros, elas se caracterizam pela volatilidade mínima. Portanto, é mínimo o risco de este perfil apresentar uma rentabilidade mensal negativa, como pode acontecer, ocasionalmente, com os demais perfis de investimentos.
Para os participantes que optarem pelo Perfil SB Ciclo de Vida e tiverem idade a partir de 66 anos, a rentabilidade obtida será equivalente à do Perfil SB Superconservador.
Neste perfil, mais de 80% dos recursos são investidos no segmento de renda fixa, conferindo ao perfil a sua característica conservadora.
A composição dos investimentos deste perfil tem maior potencial de rentabilidade, pois além de permitir investimentos em uma parcela de até 15% em investimentos estruturados, sua meta de retorno é desafiadora para ser alcançada com estratégias de taxas de juros com títulos de renda fixa. Portanto, mesmo sem aplicar em ações, seu risco e volatilidade são um pouco maiores do que o Perfil SB Superconservador.
Para os participantes que optarem pelo Perfil SB Ciclo de Vida e tiverem com idade entre 56 e 65 anos, a rentabilidade obtida será equivalente à do Perfil SB0 Conservador.
O objetivo deste perfil é aplicar em torno de 10% do patrimônio em ações de empresas nacionais e do exterior, portanto, apesar se ser uma classe ativo que possui alta volatilidade, seu impacto na carteira de investimentos é limitado à proporção investida.
Para compor a carteira de investimentos deste perfil, os 90% do patrimônio restantes são alocados em investimentos mais conservadores e de menor volatilidade.
A combinação entre as classes de ativos existentes na carteira de investimentos proporciona maior estabilidade nos rendimentos do perfil, e ainda permite aproveitar os benefícios da diversificação com investimentos mais arrojados.
Para os participantes que optarem pelo Perfil SB Ciclo de Vida e tiverem com idade entre 46 e 55 anos, a rentabilidade obtida será equivalente à do Perfil SB10 Moderado Conservador.
O objetivo deste perfil é aplicar em torno de 20% do patrimônio em ações de empresas nacionais e do exterior, portanto, apesar se ser uma classe ativo que possui alta volatilidade, seu impacto na carteira de investimentos é limitado à proporção investida.
Para compor a carteira de investimentos deste perfil, os 80% do patrimônio restantes são alocados em investimentos mais conservadores, mantendo a maior parte dos recursos investidos em ativos de menor risco e volatilidade.
A combinação entre as classes de ativos determina uma carteira de investimentos com risco moderado. Sua diversificação melhora a expectativa de retorno de longo prazo com investimentos mais arrojados, mas também aumentam as possibilidades de retornos negativos no curto prazo.
Para os participantes que optarem pelo Perfil SB Ciclo de Vida e tiverem com idade entre 36 e 45 anos, a rentabilidade obtida será equivalente à do Perfil SB20 Moderado.
O objetivo deste perfil é aplicar em torno de 40% do patrimônio em ações de empresas nacionais e do exterior, portanto, apesar se ser uma classe ativo que possui alta volatilidade, seu impacto na carteira de investimentos é limitado à proporção investida.
Para compor a carteira de investimentos deste perfil, os 60% do patrimônio restantes são alocados em investimentos mais conservadores, mantendo a maior parte dos recursos investidos em ativos de menor risco e volatilidade.
A combinação entre as classes de ativos do Perfil SB 40 Agressivo determina uma carteira de investimentos com o risco mais elevado entre os perfis oferecidos. Sua diversificação potencializa a expectativa de retorno de longo prazo com investimentos mais arrojados, mas também aumentam as possibilidades de retornos negativos no curto prazo.
Para os participantes que optarem pelo Perfil SB Ciclo de Vida e tiverem com idade até 35 anos, a rentabilidade obtida será equivalente à do Perfil SB40 Agressivo.
Independentemente do perfil de investimentos, nós modulamos as aplicações do saldo dos nossos participantes com base em quatro indicadores: o IMA-S, o IPCA, o Ibovespa e o S&P500 em reais. Para cada perfil de investimento existe uma composição destes índices a fim de determinar o rendimento esperado, é o que chamamos de benchmark.
O IMA-S é um índice de renda fixa conservador que representa uma carteira de títulos públicos pós-fixados atrelados à taxa básica de juros (Selic), as LTFs, Letras Financeiras do Tesouro.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é o principal índice de inflação no Brasil medido com base no consumo das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos. É utilizado como referência para definição das metas de inflação, decisões de política monetária e reajustes de salários e contratos.
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa de valores e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. O índice é composto pelas ações que correspondem a cerca de 80% do número de negócios e do volume financeiro do mercado de ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3).
O S&P500 é um dos principais índices do mercado de ações da bolsa de valores dos Estados Unidos, pois mede o desempenho das 500 maiores empresas americanas de capital aberto. Por representar uma estratégia de investimentos no exterior, além das oscilações normais no preço das ações, também é influenciado pelas variações cambiais.
Devido a essas características, o Ibovespa e o S&P500 estão sujeitos a maior volatilidade em comparação às outras modalidades de investimentos, podendo gerar perdas relevantes no curto prazo. Estão presentes nos benchmarks dos Perfis SB10 Moderado Conservador, SB20 Moderado e SB40 Agressivo.
Nosso objetivo é que o investimento sempre tenha um rendimento próximo ou superior ao benchmark estabelecido anualmente para cada perfil de investimento. Se isso acontece, significa que o capital está rendendo de maneira adequada com as condições do mercado. De forma resumida, o benchmark é a nossa referência.